Aleitamento materno, a poderosa defesa

Olá pessoal, tudo bem?

É com muita alegria que apresento este espaço na internet no qual irei postar assuntos de pediatria.

E para iniciar este blog, gostaria de falar sobre um dos assuntos importantes no início da vida e que apaixonam na pediatria, o aleitamento materno.

Recentemente este tema foi abordado de uma maneira muito interessante pelo Globo Repórter (clique aqui para assistir), lembrando que o leite materno determina inúmeros benefícios durante a vida toda do indivíduo como proteção contra: Infecções (otites, diarréias, resfriados, gripes) – Alergias (rinite, asma, dermatite…) – Câncer (leucemias, linfomas, retinoblastoma…) – Diabetes – Desnutrição – Doenças digestivas (doença celíaca, doenças de Crohn).

Existem muitos estudos que evidenciam benefícios desta prática também para a mãe como proteção contra anemia, câncer de mama ovário e endométrio, proteção contra osteoporose e fraturas, diabetes, além do vínculo afetivo e menor risco de depressão pós parto.

Porém, a prática da amamentação se apresenta na maioria das vezes, como um dos principais desafios do puerpério.

“A lactação (produção de leite) inerente aos mamíferos e a sucção instintiva do bebê não são suficientes para assegurar a amamentação, tornando esse ato uma arte a ser aprendida e ensinada.”

E o aprendizado desta arte pode trazer desafios pois depende de muitos fatores e acontece de maneira e ritmo muito particulares. Como o ajuste entre a dupla mãe e bebê é complexo e muitas vezes ele se estabelece de maneira gradual, pode trazer insegurança, exigir muita dedicação e apoio da família, principalmente, pois ocorre em fase de exaustão no pós parto.

As informação sobre os seus benefícios e dificuldades e o incentivo desde o pré natal são fundamentais para o sucesso na amamentação.

O papel da equipe de saúde é muito importante também nas orientações e assessoria no pós nascimento. Pequenos detalhes e sugestões podem ser fundamentais para manter esta prática. Diante de dúvidas e dificuldades busque atendimento.

Conte com seu pediatra de confiança para auxiliar neste processo.

Um comentário em “Aleitamento materno, a poderosa defesa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *